Kyoto: rock “ecológico”


Foi com um rock melódico, ora rápido e agressivo, ora lento e melancólico, que surgiram, nos finais de 2004, os Kyoto. Nascidos de uma “conspiração”, Nuno “Rancho” (voz e guitarra), Tiago (bateria), Marco Varalonga (baixo) e Micas (guitarra), insistem em não revelar mais nada sobre os motivos que levaram à fundação da banda. “Gravar a primeira maquete” é a próxima meta deste quarteto leiriense.

Porquê Kyoto?
Na altura em que procurávamos um nome para a banda, o nosso vocalista andava a ler um livro de Pedro Paixão chamado Portokyoto. Assim, achou que Kyoto seria um bom nome, sugeriu-o ao resto da banda e todos concordamos de imediato. Achamos apenas que soa bem e que fica na cabeça e não lhe queremos dar nenhum significado politico ou ecológico (tratado de Quioto)...

Quais as principais influências?
As influências são variadas visto que cada elemento da banda tem as suas, não existindo propriamente uma banda ou um estilo que nos guie. As canções surgem nos ensaios e não nos preocupamos se isto soa a Queens of the Stone Age e aquilo soa a Pink Floyd… O que interessa é gostarmos do que estamos a fazer. Mas, resumindo em alguns nomes, pensamos que há nos Kyoto algo de Jeff Buckley, Pearl Jam, A Perfect Circle, Radiohead e Queens of the Stone Age.

Sendo o panorama musical português complicado para os profissionais, com os elevados preços dos CD´s e, sobretudo, com a “concorrência” da Internet e os MP3, o que pode ambicionar uma banda amadora? No V/ entender, por onde passa o futuro da musica em Portugal?
Ambicionamos principalmente vender mais discos que as Spice Girls. Se não conseguirmos, que pelo menos consigamos tocar ao vivo por todo o país, gravar um disco e ouvirmo-nos numa rádio nacional.
Em relação ao futuro da música pensamos que passará de algum modo por essa “concorrência”, quase toda a gente já tem um leitor de mp3, as editoras não se podem esquecer disso e não vão esquecer de certeza.

Próximos concertos?
Vamos tocar na segunda semana de Setembro no Festival da Tapada, em Monte Redondo, Leiria, o dia ainda está por confirmar. Mas podem ir procurando as datas dos nossos concertos em myspace.com/thisiskyoto.

1 Responses to “Kyoto: rock “ecológico””

  1. # Blogger Cristina

    Katch... bela escolha. Ainda por cima o baterista é "meu" escuteirinho (rsrsrs). Kyoto é assim... muito, muito à frente!!  

Enviar um comentário



© 2006 k|at|chume